Os primórdios do futebol…

Conforme os registros históricos, retratados em várias publicações ao longo do tempo, o futebol chegou em Mato Grosso no ano de 1902. A primeira bola veio pelas mãos do padre Antonio Malan, que a trouxe de São Paulo. O estado era governado por Antoniko Paes de Barros.

A partir daí o esporte foi aos poucos ganhando adeptos e entre os anos de 1911 e 1915 surgiram os primeiros times de Cuiabá, como Paulistano, Royal, Americano, Internacional e Cuiabá Futebol Clube. Mas só a partir do dia 11 de junho de 1936 o futebol passou a se organizar, com a fundação da Liga Esportiva Cuiabana (LEC), presidida pelo desembargador José Vieira do Amaral.

A Liga foi fundada com a participação do Paulistano Futebol Clube, Comércio Futebol Clube, Americano Esporte Clube, Associação Atlética Tipografia e o Mixto Esporte Clube, o único que existe até os dias atuais. No mesmo ano foi inaugurado o primeiro estádio da capital, na administração de Manoel Soares de Campos. Estava localizado onde hoje é o Colégio Estadual Liceu Cuiabano.

Sete anos depois, no dia 26 de maio de 1943, foi fundada a Federação Mato-grossense de Desportos (FMD) – hoje Federação Mato-grossense de Futebol (FMF). Os primeiros clubes filiados foram Mixto, Terceiro Distrito, Dom Bosco, Liga Esportiva Corumbá, Americano, Estado Novo, Liga Mirandense, Liga Aquidauanense, Liga Três-lagoense e Liga de Amadores de Campo Grande. O primeiro presidente da entidade foi Alexandre Arddor Filho.

Alexandre elaborou o primeiro estatuto da Federação e organizou o primeiro campeonato, ainda como futebol amador. O primeiro jogo oficial de toda história dos certame mato-grossense de futebol ocorreu no dia 31 de janeiro de 1943, no Campo do Bosque Municipal, pertencente ao Comércio Esporte Clube: o Mixto, fundado em 1934, goleou o Clube Esportivo Dom Bosco por 5×1. O primeiro gol da competição foi marcado por Hugo (Mixto) e o campeão foi o Paulistano.
A profissionalização do futebol de Mato Grosso aconteceu em 1967, na gestão do coronel Hélio de Jesus da Fonseca como presidente federacionista. Seu primeiro campeão foi o Clube Esportivo Operário Várzea-grandense, presidido por Rubens Baracat dos Santos,o Velho Guerreiro.

*Fonte: FMF

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

captcha service