Origem e objetivos

O site  craquesdoradio nasceu a partir da minha paixão pelo futebol e pelo rádio AM.

Sem a pretensão de ser uma obra definitiva, a intenção é compartilhar informações, dados, imagens e áudios com o objetivo primeiro de resgatar e valorizar a história destas duas paixões em Mato Grosso.

Estou aberto à sugestões, informações, correções e/ou material audiovisual que possa ampliar e enriquecer o conteúdo deste trabalho. Para participar basta mandar um e-mail para contato@craquesdoradio.com.br

Quem sou

DSC01579Davi Cézar Biondo

Nasci em Crissiumal, Rio Grande do Sul, em 12/12/1961.

Radialista e jornalista sou gremista de nascimento e operariano por adoção desde 1979, quando cheguei em Cuiabá.

Sou casado e tenho dois filhos.

Comecei na imprensa em 1981 na Rádio Cultura de Cuiabá por intermédio do locutor Jota Gonçalves.

Através de Dorileo Leal me tornei repórter e depois, convidado por Eduardo Saraiva e Olnei Guimarães passei a ser o plantonista da inesquecível Equipe 1.300 e, mais tarde, editor do Grande Jornal Falado Cultura.

No ‘Palácio do Rádio’ fiquei até 1989, de onde fui para a Globo-Vila (depois Gazeta e hoje CBN) trabalhar como plantonista e coordenador de esportes.

O plantão esportivo, aliás, foi a função mais prazerosa da minha vida profissional.

Também trabalhei como repórter e editor de esportes do Jornal do Dia, editor e apresentador do programa Poliesportes da TV Brasil Oeste, levado pelo amigo Macedo Filho.

Em 1990 passei a editar o caderno de Esportes do Jornal A Gazeta e em 1993 assumi também a edição de esportes da TV Gazeta (hoje Record Cuiabá) e a coordenação da equipe de esportes da Rádio Gazeta-AM, onde ao lado de Antero de Barros ajudei a criar e implantar a Equipe de Ouro.

Como editor de Esportes fiquei até 2002, quando assumi a direção de jornalismo da TV Record.

Companheiro

Para reforçar o abastecimento de informações convidei o amigo e companheiro de trabalho Oliveira Júnior (repórter da TV Record Cuiabá e editor de Esportes do jornal A Gazeta), sem dúvida um dos mais completos e eficientes jornalistas do Estado (veja o seu perfil na página RÁDIO AM)

Fontes

O trabalho exposto neste blog é fruto de pesquisas e levantamentos baseados no meu arquivo pessoal e no arquivo pessoal do amigo jornalista Macedo Filho, além de consultas na revista Placar, no arquivo da Equipe de Ouro (através do técnico de áudio Odílio Martins) e no site www.rsssf.com, bem como de colaboradores como o jornalista Celso Unzelte (revista Placar e ESPN Brasil); Paulo Fanaia (radialista e professor); Sebastião Castilho (radialista de Rondonópolis); o próprio Oliveira Júnior e todos os integrantes da equipe de esportes da rádio CBN-Cuiabá.

MEU ÁLBUM

 

Com o repórter Lino Pinheiro no Estádio Presidente Dutra durante a Copa Gazeta de Futebol Master.

 

Ao lado do professor Admir Moreira (à minha esq.), em 1997, comandando uma das muitas reuniões da Copa Gazeta de Futebol Master.

 

No estúdio da Rádio Gazeta AM (hoje CBN), em 1995

 

Na redação da Rádio Gazeta AM (hoje CBN), em 1992: estou lá no fundão, acompanhado pelo Billi (à esq); Suzi Bonfim e José Luis Laranja (os dois da frente à dir.) e Everton Popp (concentrado, lendo).

 

Com o amigo Paulo Fanaia no estúdio da TBO apresentando o programa Poliesportes, em 1986